Inteligência de dados: como usar a tecnologia a meu favor?
Hoje, com a era da informação e a tecnologia a todo vapor, milhões de dados são gerados e compartilhados a todo segundo com a ajuda da inteligência de dados. Isso tudo acelera o mundo dos negócios e promove mudanças mais rápidas do que no século passado, onde computadores e internet eram elementos futuristas.
Sendo assim,
as empresas se veem obrigadas a desenvolverem a capacidade de reagir de maneira imediata a esses dados.
Mesmo que algumas empresas reajam rápido aos dados criados na rede, ainda há informações que estão sendo mal exploradas. Esta ocorrência é devido à falta de capacidade de análise das empresas.
É por isso que a
inteligência de dados
entra em jogo. É fundamental entender o real significado para acompanhar essa evolução tecnológica e alta competitividade. Até porque
a inteligência de dados vai muito além do que conduzir análises preditivas.
Por meio desse processo é possível se destacar entre os concorrentes, resolver questões de grande porte e tomar decisões certeiras.
Quer entender melhor sobre inteligência de dados? Confira esse conteúdo que preparamos para você!
Afinal, o que é inteligência de dados?
A inteligência de dados consiste no processo de organizar informações e integrá-las em sistemas de softwares. Essas informações podem ser estruturadas ou não. O objetivo é analisar e interpretar para que sejam determinantes nas tomadas de decisões.
Esse processo é uma grande ferramenta na estratégia de várias empresas e é usado frequentemente no nosso dia a dia. Quando aplicada na prática, a inteligência de dados gerará um impacto no resultado de qualquer negócio. Isso porque os dados são qualificados e otimizam a capacidade analítica.
A fim de ter todos os benefícios dessa metodologia, é necessário que a empresa tenha espaço para crescimento analítico. Dessa forma, ela pode interpretar, organizar e processar informações relevantes com os dados captados.
As áreas necessárias para o TI otimizar os processos são:
matemática, estatística e a ciência da computação.
Dessa forma, as empresas são capazes de reestruturar os processos internos e podem também priorizar os projetos que desejarem. O resultado é simples: os processos se tornam mais eficazes e atendem a necessidade dos clientes com insights estratégicos.
Agora confira as diferentes formas de como a inteligência de dados auxilia no mundo corporativo:
Como a inteligência de dados é inserida no mundo corporativo?
Por meio da competitividade
Dados podem ser convertidos em rentabilidade, pois relacionar informações gera resultados importantes para a tomada de qualquer decisão. Por meio desse método, a competitividade do mercado tende a aumentar.
Por meio da inovação
Com o método, é possível ter uma percepção maior da mudança de comportamento dos clientes no mercado.
Com as informações certeiras, o mercado consegue fortalecer o relacionamento com o cliente, bem como explorar novas demandas e possivelmente lançar tendências. Esse é o
poder da inovação por meio da inteligência de dados.
Desempenho
As informações são importantes para a avaliação de KPIs (Key Performance Indicators). Se você não está familiarizado com o termo, não se preocupe, pois explicaremos de forma bem simplificada.
KPI se refere à uma técnica de gestão na qual acontece a simplificação da transmissão da visão e missão da companhia para os seus funcionários. Estes funcionários não ocupam cargos altos e, por isso, é importante estabelecer KPIs.
Assim,
todos os funcionários ficam empenhados em alcançar novos objetivos
dentro da empresa de acordo com a missão e a visão dela. Em outras palavras, esse é
um método de comunicação entre todos em uma companhia.
Com a inteligência de dados é possível
analisar as informações relevantes fornecidas. Desse modo, as tomadas de decisões são mais assertivas.
Estratégia
Inteligência de dados e estratégia andam juntas, pois uma seguirá complementando a outra. A análise de dados fornece insights importantes para assumir uma estratégia de crescimento para o negócio.
Esta estratégia será focada nas tendências e na realidade da indústria em que o negócio está inserido.
Os benefícios do uso da inteligência de dados
Os benefícios dessa metodologia são muitos, principalmente para o crescimento. Primeiramente temos a inteligência de mercado. Como já citamos antes, a inteligência de dados auxilia nessa liderança.
A seguir temos a
segurança da informação,
que consiste na manutenção da competitividade, pois os dados gerados vão crescendo cada vez mais.
É necessário que haja um bom
sistema de detecção de intrusos e firewalls
para detectarem qualquer movimento fora do comum. Assim, o tráfego de dados fica livre de qualquer risco ou falha de protocolo de segurança.
Saber que a
alocação de recursos
traz eficiência financeira também auxilia na aplicação da inteligência de dados. Muitas indústrias já a utilizam para a identificação de materiais mais duráveis para fabricar produtos ou substituir material com alto impacto ambiental por recicláveis.
Além do benefício financeiro, as companhias ganham reconhecimento de marca e, consequentemente, crescem a sua reputação.
Como consequência da inteligência de dados, os processos de vendas se tornam mais simples e efetivos. É possível evitar a perda de leads, pois será possível responder perguntas como: qual o produto ou serviço ideal para cada cliente?
Ou seja,
o método permite uma personalização para atender as necessidades de cada cliente.
Com isso, é possível realizar o
marketing one on one,
que consiste em ofertas exclusivas para cada cliente.
Essa modalidade de marketing é utilizada principalmente nos call centers. Então, toda essa jornada pode ser otimizada. Imagine só a crescente da sua taxa de conversão utilizando a inteligência de dados para identificar o momento ideal para enviar ofertas aos consumidores?
Em suma, esses são um dos muitos benefícios que a inteligência de dados traz para as empresas.
E então? Gostou de saber o quanto a tecnologia pode nos surpreender?
Você sabia que a inteligência de dados tem muito a ver com Big Data? Confira o conteúdo sobre o tópico no nosso blog!


