Cada setor da indústria possui diferentes processos e autorizações para que possam atuar. Uma das mais importantes, tanto para as empresas, quanto para o consumidor, é o Alvará Sanitário.
Alguns exemplos de atividades que necessitam dessa documentação são empresas no setor de cosméticos, produtos para a saúde, medicamentos, indústrias de alimentos, restaurantes e bares.
Afinal, o que é um alvará de vigilância sanitária? O que é CMVS? Como emitir e qual é a validade? Perguntas como essas serão respondidas logo a seguir, confira.
O alvará sanitário é documento capaz de provar que um negócio está apto a atuar sem oferecer risco à saúde dos clientes, seguindo as normas da ANVISA. Para isso, é preciso estar vinculado com o CMVS (Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde): um número fornecido às empresas com atividades relacionadas no Anexo I da Portaria 2755/2012.
Lembra das atividades mencionadas anteriormente? Todas elas precisam se vincular aos CMVS, independentemente de serem comerciantes, produtoras ou distribuidoras, uma vez que possuem responsabilidade quanto à saúde pública.
Entre eles, há:
Existem três órgãos relacionados com a emissão do CMVS, veja só:
Antes de mais nada, deve-se verificar o cadastro do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), pois é ele quem define o tipo de atividade realizada pela empresa e se ela deve realizar inscrição no CMVS.
Além disso, é necessário obter um
alvará de funcionamento, o qual autoriza o estabelecimento a funcionar, seja o comércio, indústria ou prestação de serviço.
Após os passos anteriores, é hora de adquirir a licença CMVS. Para isso, é necessário realizar um pedido, sendo que o responsável pelo estabelecimento deve declarar todas as atividades, maquinário, instalações e até recursos humanos, visto que essas categorias devem estar
em conformidade com a legislação sanitária vigente.
Os documentos necessários são:
Logo em seguida, as autoridades sanitárias realizam
visitas in loco
(no local) em até 30 dias. Vale lembrar que esses agentes não marcam data e nem hora de visita, portanto é importante manter o local sempre limpo e de acordo com as exigências.
Durante a visita, verifica-se os documentos e registros da
empresa, assim como a estrutura física, a rotina e a orientação dada aos funcionários conforme as boas práticas de cada setor.
A partir disso, há duas opções. Os agentes podem pontuar alguns fatores a serem melhorados ou então o estabelecimento pode ser aprovado. No primeiro caso, é preciso elaborar um plano de ação e submetê-lo para que as autoridades possam avaliar novamente.
Como toda e qualquer licença, há penalidades com o descumprimento. Nesse sentido, em casos de irregularidades, o estabelecimento é orientado e autuado e as consequências vão de interdição, a mercadorias confiscadas e até multas.
Vale ressaltar que a multa não ocorre necessariamente na primeira vistoria, pois é preciso aguardar a avaliação da defesa feita pela empresa. Contudo, a interdição pode ocorrer já na primeira inspeção, de maneira parcial ou total.
Por fim, lembre-se que para realizar essa solicitação, recomenda-se a ajuda de uma empresa confiável e especializada na gestão de licenças, como a Econform. Dessa forma, verificamos se todos os requisitos do Alvará Sanitário foram cumpridos para que a sua empresa seja aprovada.
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