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Gestão Horizontal e Vertical: tudo o que você saber

Econform • Jan 04, 2021

Já reparou que qualquer ambiente mais organizado funciona melhor se compararmos a ambientes bagunçados? Bom, essa é a intenção da gestão de qualquer empresa: organizar os departamentos para garantir um bom fluxo de atividades. Nesse contexto, surgem duas vertentes das boas práticas da administração, sendo elas a gestão horizontal e a vertical, já ouviu falar?


Uma empresa, como qualquer lar, precisa de cuidados, organização e manutenção para que todos possam ser produtivos em harmonia. A gestão vertical e horizontal surgem como líderes e responsáveis por determinar a função dos indivíduos, de acordo com a
estrutura organizacional. 


Você sabe a diferença entre os dois tipos de gestão? Leia abaixo o material sobre o tópico e descubra também as vantagens e desvantagens de cada sim e qual é o melhor tipo para a sua empresa. 


Entendendo a estrutura organizacional

A estrutura organizacional baseia-se na ideia de alinhamento de todos os departamentos para atingir um mesmo objetivo. Isso incluirá a divisão de departamentos, cargos e tarefas de acordo com o tamanho da empresa.


Ou seja, a estrutura organizacional ordena e agrupa as atividades e aloca recursos para alcance dos objetivos desejados, aproveitando o potencial de cada funcionário. Por isso, há níveis de hierarquia, levando em consideração o estilo da organização e ramo de atuação. 


Levar a estrutura organizacional à sério e implementá-la de forma eficaz possui vários significados:

  • identificação de tarefas necessárias;
  • melhoria da gestão de tempo;
  • organização de funções;
  • adoção de medidas de desempenho compatíveis com os objetivos da organização;
  • identificação de meios para manter colaboradores motivados. 


Agora que você tem uma breve noção de estrutura organizacional, que tal entender os tipos de gestões mencionadas anteriormente? Veja só.


O que é gestão horizontal 

Na gestão horizontal, por mais que os colaboradores reportem suas atividades para um gestor, as pessoas têm autonomia para tomar decisões.. Esse sistema é bem comum em empresas pequenas e com ambientes informais. 


Esse conceito menos hierárquico é considerado novo pois está centrado nos processos. Além de ser conhecido por gestão de processos, o modelo vai de acordo com a gestão funcional. 


Essa vertente surgiu devido à evolução do mercado de consumo e ao comportamento do consumidor, juntamente com o desenvolvimento da tecnologia. Tais fatores exigiram adaptação das pessoas menores que gostariam de sobreviver no mercado. 


Outras características incluem:

  • amplitude de funcionários na tomada de decisões individuais;
  • organização de trabalho em grupos grandes e autônomos;
  • comunicação horizontal (sem hierarquia) entre departamentos;
  • operações e atividades adaptáveis à missão da empresa;


Conheça as vantagens e desvantagens

Podemos citar algumas vantagens, como o aumento de produtividade e motivação dos funcionários devido a diminuição de burocracia. Além disso, o custo é menor com menos gestores, concorda? Adicionalmente, o trabalho torna-se ágil, pois há livre circulação de informações.


Já a desvantagem está relacionada com o
desafio de montar tal gestão. Muitos gestores podem ter dificuldades em lidar com a perda de autoridade e também alguns funcionários podem se sentir perdidos. Por isso, a gestão horizontal necessita de uma grande mudança na cultura organizacional e mais esforço na capacitação dos funcionários. O departamento de RH pode ajudar nessa tarefa, sabia?


O conceito de gestão vertical 

Essa é a estrutura clássica e tradicional de uma empresa. Ganhou mais força com a Revolução Industrial e a delegação de tarefas fixas para cada funcionário. 


Isto é, a organização é hierárquica, com topo, meio e base sendo o topo a alta cadeia de comando. Sendo assim, esse tipo de
gestão conta com um organograma fixo com níveis administrativos bem definidos. 


No topo temos o presidente e CEO, abaixo disso há vários supervisores e gestores responsáveis por diferentes departamentos. Assim, os cargos, funções, metas e salários sem bem definidos com controle de informação de estratégia por parte dos chefes e cumprimento de ordem dos superiores por base da base. 


As principais características serão:

  • presidente como máxima autoridade, com distribuição de poder entre diretores;
  • subordinação aos objetivos da organização;
  • regras estritas de ordem nos departamentos;
  • circulação de informações vindo de cima para baixo (modo vertical).


Veja as vantagens e desvantagens

A vantagem aqui é a facilidade de delegar funções de acordo com a regra de cada área da empresa. Dessa forma, cada um sabe o que deve ser feito.


Quanto às desvantagens, pode-se dizer que é preciso sempre ter um líder forte no poder, pois caso contrário as estruturas podem sofrer com más decisões vindas de cima e a organização pode ficar prejudicada. 


Outra desvantagem é a dificuldade de integrar funcionários em outras equipes, já que a visão de cada um torna-se simplista com a definição de funções. Além disso, a criatividade pode ser prejudicada com a flexibilidade imposta pelo topo da gestão. 


O fluxo de comunicação também pode ser desvantajoso, pois a informação tende a passar por muitos profissionais antes de chegar à base e isso pode gerar confusão e erros em operações. 


Qual o melhor tipo de gestão para a sua empresa

Não existe resposta certa neste tópico. Deve-se escolher a estrutura que trará mais resultados positivos, levando em consideração a realidade da sua empresa. Mesmo se a sua empresa for de pequeno, médio ou grande porte, avalie as duas opções e compreenda a melhor alternativa para a missão e os valores da organização.


Contudo, saiba que a tendência é a substituição da gestão vertical por novos modelos de organização – ou ao menos se tornem mais flexíveis. Afinal, os conceitos de administração formal e rígida herdados da Revolução Industrial não cabem mais no mundo globalizado e hiperconectado em que vivemos hoje, concorda?


Esse conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim! Já que estamos falando sobre gestão horizontal e vertical,
que tal saber tudo sobre a gestão de empresa de famíliares no blog da Econform? 

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