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Quais são os documentos necessários para fazer um registro de imóvel?

Econform • Aug 06, 2019

Se você precisa registrar um imóvel, quer dizer que já passou pelas outras etapas de compra e venda, certo? Muitas vezes, a resposta é não. O processo de registro de um imóvel pode parecer complicado e é normal ficar perdido em relação ao que fazer e por onde começar. Mas aqui vamos te ajudar a entender melhor como isso funciona.

Uma das perguntas mais frequentes nesse processo é: quais são os documentos necessários para fazer o registro de imóvel? Já adiantamos que a lista não é curta. Porém, até chegar nesse momento, há muito o que fazer. Então, cheque por meio deste post se você já está pronto para o registro e como fazer.

Escritura x Registro de Imóvel

Antes de fazer o registro de imóvel, é preciso entender claramente a diferença entre ele e a escritura. Isso mesmo, eles não são a mesma coisa! Mas os dois são muito importantes para ter um imóvel regular e existe uma relação de dependênciaentre eles. Quer ver?

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Escritura

A Escritura de Compra e Venda do Imóvel é lavrada no Cartório de Notas . Ela serve para oficializar a vontade das partes em vender e comprar a propriedade em questão. Neste momento, o oficial do cartório registrará informações para a concretização do negócio.

Na escritura estará o valor do imóvel, identificação e documentos das partes, formas de pagamento, entre outros dados. Também deve constar que foram apresentados todos os documentos solicitados para a lavratura. Então, a escritura serve basicamente como um contrato que comprova a compra e venda.

Infelizmente, esses processos não são gratuitos e envolvem mais custos que apenas o preço do imóvel. Para efetivar a escritura, é necessário pagar algumas taxas e impostos. São eles: os custos do cartório, o Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário) e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

Registro de Imóvel

Já o Registro de Imóvel são outros quinhentos. Parece estranho, mas o novo dono só assume esse título, e todas as responsabilidades que ele traz, após registrar a propriedade. Por esse motivo, não basta apenas a escritura de compra e venda.

Desta vez, a movimentação acontece no Cartório de Registro de Imóvel — essa parte é tão importante, que existe um cartório destinado especialmente a ela. Lembra das cobranças pagas no Cartório de Notas? Pois é, os comprovantes de cada uma junto com a escritura devem ser encaminhadas para o cartório em que o imóvel está matriculado.

A matrícula da propriedade pode ser considerada sua certidão de nascimento. Nela, constam todas as informações sobre o imóvel e qualquer alteração ao longo do tempo. Com a escritura lavrada, o registro será anotado na matrícula e o comprador terá acesso a sua versão atualizada.

A partir deste momento, o imóvel passa a pertencer definitivamente ao novo comprador. Com isso, todas as obrigações também são do comprador. Por exemplo, o pagamento do IPTU, do condomínio, etc.

Documentos necessários para registro do imóvel

Agora que todo o passo a passo para o registro, desde a compra até a anotação na matrícula foi esclarecido, vamos aos documentos necessários para o processo. Alguns já foram citados durante o texto, mas como o objetivo aqui é facilitar, é hora de listar cada um. Confere aí!

  • Documentos de identificação dos compradores e vendedores: CPF, identidade e certidão de casamento (se houver).
  • Comprovante de residência.
  • Certidões Pessoais de Distribuição : informam se há processos em nome dos requisitantes nas instâncias judiciárias.
  • Certidão de Ônus Reais : informa a situação do imóvel.
  • Certidão Negativa de Débitos do IPTU.

Fique ciente! Em algumas situações, os cartórios envolvidos nos processos de registro do imóvel podem solicitar outros documentos que acharem necessários.

Gostou do conteúdo acima? Conheça as soluçõesque a Econform tem para você e suas documentações.

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