Blog Post

Você sabe o que é o habite-se comercial?

Econform • Aug 13, 2019

Qualquer imóvel possui diversos documentos e certidões que confirmam se sua situação está regular. O Habite-se é mais uma dessas certidões. No caso, o termo técnico é auto de conclusão de obra. Ainda sim, há outros nomes para a mesma certificação, que variam de município para município, veja só: 


  • Auto de Vistoria
  • Certificado de Conclusão de Construção
  • Alvará de Utilização
  • Carta de Habitação


Mesmo assim, sabemos que as nomeações não são tão claras em indicar qual a finalidade deste documento, mas a gente ajuda você. Confira!


O Habite-se comercial é utilizado para garantir que o imóvel seja reformado ou construído de acordo com as normas legais do município em que está localizado, e abrange casas, prédios, galpões e salões. Justamente por isso, ele é emitido pela Prefeitura da região afirmando que a edificação está pronta para ser ocupada. 


Entretanto, ele não serve apenas para afirmar que a obra foi concluída, mas também certificar que ela está pronta para ser ocupada. Para entender melhor a importância desta certidão e o que fazer para consegui-lá, leia o texto até o final.


Qual a importância do habite-se comercial?

As duas funções do habite-se comercial já foram mencionadas logo acima. Relembrando: comprovar que a obra foi concluída e que o imóvel já pode ser ocupado. Para o proprietário, esse certificado é a garantia de que todo o processo foi seguido de maneira legal. Agora falaremos das implicações que ele tem no funcionamento do local.


Basicamente, se o habite-se não foi emitido pela Prefeitura, pode significar que o imóvel não está de acordo com as normas ou que ele não pode ser habitado. Mas, em muitos casos, o proprietário apenas não deu a importância que deveria para o documento e ele não foi sequer solicitado.


Quando constatados esses tipos de situações, o responsável pelo imóvel pode ser obrigado a pagar multas, além de regularizar a propriedade. Sem o habite-se, um local comercial não recebe o alvará de funcionamento e a Prefeitura tem autorização para interditá-lo. Além disso, sem a certificação nenhum banco financiará o imóvel para o comprador. 


Essas medidas parecem muito pesadas para você? Imagine uma construção comercial, como, por exemplo, um shopping. Agora imagine que sua estrutura não é boa o suficiente e pode causar desabamento. O habite-se comercial pode impedir que acidentes aconteçam, pois ele garante a segurança para todos, quando feito corretamente.


Outra questão da falta do Habite-se é que não se pode obter a averbação da construção referente ao registro de matrícula do imóvel. Como consequência, não é possível comunicar ao cartório, o que causa recusa dos bancos ao tentar financiar, como já mencionamos anteriormente. 


Como conseguir o habite-se comercial?

Para conseguir o habite-se comercial, o proprietário do imóvel ou o responsável pela execução da obra e reforma deve comparecer a Prefeitura do município em que a propriedade está localizada. A Prefeitura pode solicitar que sejam apresentados alguns documentos.


Para saber quais são os documentos necessário, consulte a Prefeitura do seu município, mas de modo geral alguns documentos exigidos são:


  • documentação da identificação do imóvel; 
  • CREA do profissional junto com a Inscrição Municipal;
  • CNPJ e Contrato Social do requerente;
  • IPTU do imóvel;
  • número do Cadastro Municipal do imóvel;
  • Alvará de Construção;
  • e outros.


Em seguida, o setor responsável da Prefeitura deve encaminhar um profissional competente para fazer a vistoria no local. Esse setor pode ser a subprefeitura, ou a secretaria regional ou da habitação. O importante é saber que o setor responsável dependerá do seu município. Ele deve avaliar se o projeto está correto e de acordo com o que foi apresentado antes da construção.


Caso o imóvel não esteja adequado, o habite-se não pode ser expedido e serão solicitadas as alterações necessárias. Para evitar este transtorno, o proprietário já deve chegar à Prefeitura preparado. Mas o que isso significa?


É preciso resolver outras questões antes de pedir a emissão do auto de conclusão da obra. São elas: obter a comprovação de regularidade dos serviços de distribuição de água e de energia elétrica; e também, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, para garantir que não há risco de incêndios.


Caso você esteja passando pelo processo de compra de um imóvel pronto, é indispensável verificar se o habite-se comercial já foi emitido. Afinal, além de indicar a regularidade da propriedade que está sendo adquirido, é uma medida de segurança.


Nessa altura do texto, você deve estar se perguntando se é preciso pagar algum valor por todos esses procedimentos. E é essa a resposta que vamos trazer no próximo tópico. Então, continue a leitura.


Quanto custa o habite-se?

Como a certidão é emitida individualmente por cada município, não é possível afirmar se você terá que pagar ou não alguma taxa pelo habite-se. Ou seja, algumas prefeituras cobram pelo documento e outras não. Além disso, o valor é variável e isso dependerá da gestão atual, visto que cada prefeito toma uma decisão diferente quanto ao Habite-se.


Mesmo assim, existe ainda outro pagamento que deve ser feito referente a construção. É o ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Popularmente, ele é conhecido apenas como ISS.


Implementado pela Lei nº 116/2003, o imposto tem como objetivo arrecadação financeira sobre a prestação de serviços. O recolhimento do tributo é destinado aos cofres públicos de cada município.


Mas, o que ele tem a ver com o habite-se? Bom, ao construir ou reformar algum imóvel, existe uma empresa ou profissional autônomo prestando um serviço. Em geral, não é proprietário quem paga o imposto, mas sim o profissional contratado. Tenha em mente que no momento de requerer o Habite-se, é possível que a Prefeitura solicite a quitação deste imposto.


Seu pagamento varia de acordo com cada prestador. Se for uma construtora, por exemplo, pode ser que ele já esteja incluído no contrato. Já um trabalhador autônomo precisa solicitar o pagamento junto a Prefeitura.



Precisa de ajuda com o Habite-se Comercial do seu imóvel? Entre em contato conosco, pois podemos ajudá-lo com essa documentação.

By Econform 18 Mar, 2021
Cada setor da indústria possui diferentes processos e autorizações para que possam atuar. Uma das mais importantes, tanto para as empresas, quanto para o consumidor, é o Alvará Sanitário. Afinal, o que é um alvará de vigilância sanitária? O que é CMVS? Como emitir e qual é a validade? Perguntas como essas serão respondidas logo a seguir, confira.
como-o-software-da-econform-pode-te-ajudar-em-2021
By Econform 25 Feb, 2021
O ano de 2020 não foi fácil para a maioria dos setores, concorda? A crise sanitária que assolou o mundo teve efeito direto na crise econômica do Brasil, e por isso muitas empresas enfrentam dificuldades com alteração de prazos e gestão financeira. Porém, saiba que nem tudo está perdido, pois há quem possa ajudar na gestão de documentos para a retomada das atividades da sua empresa. Estamos falando do software da Econform e seus benefícios.
novo-decreto-48378-rio-de-janeiro
By Econform 19 Feb, 2021
Muitas vezes, processos burocráticos são longos e exaustivos, já reparou? Mas a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma medida que promete facilitar e agilizar eventuais alterações nos dados cadastrais de imóveis. Estamos falando do Novo Decreto nº 48.378, de Janeiro de 2021.
tendencias-para-o-setor-da-construcao-civil
By Econform 12 Feb, 2021
O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia. As projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) mostram que o PIB da construção civil deve crescer 4% neste ano. Por isso, deve-se prestar atenção nas soluções capazes de trazer bons resultados para que o setor aqueça a economia brasileira. Sendo assim, todos os anos há tendências na construção civil que devem ser observadas.
vacina-covid-19-impacto-na-economia
By Econform 05 Feb, 2021
A pandemia causada pelo novo coronavírus assolou o mundo no ano de 2020. Desde que essa doença começou a se espalhar, cientistas do mundo todo se reuniram para achar uma saída que fosse eficaz e retomar as atividades de antes do isolamento social, sendo ela a vacina do Covid-19.
Para que serve o Alvará de localização e funcionamento
By Econform 11 Jan, 2021
Quem está no comércio sabe da importância das documentações para o funcionamento do estabelecimento, não é verdade? Um desses documentos é o alvará de localização e funcionamento.
Gestão Horizontal e Vertical: tudo o que você saber
By Econform 04 Jan, 2021
A intenção da gestão de qualquer empresa é organizar os departamentos para garantir um bom fluxo de atividades. Nesse contexto, surgem duas vertentes das boas práticas da administração: a gestão horizontal e a vertical.
Diferenciais Econform: por que a sua empresa precisa de nós?
By Econform 18 Dec, 2020
Todos sabemos que abrir uma empresa e mantê-la são atividades desafiadoras por vários motivos, um deles é a burocracia de tanta documentação. Mesmo assim, ter uma empresa pode ser bastante recompensador se tudo funcionar como o esperado e dentro da lei.
Inteligência de dados: como usar a tecnologia a meu favor?
By Econform 16 Dec, 2020
Hoje, com a era da informação e a tecnologia a todo vapor, milhões de dados são gerados e compartilhados a todo segundo com a ajuda da inteligência de dados.
O que é compliance?
By Econform 11 Dec, 2020
O termo compliance pode parecer novo para muitas pessoas e até mesmo para empresas, mas, saiba que é um tema de alta relevância. De maneira simplificada, visa-se gerar valor ao negócio, assim como assegurar a sobrevivência da empresa.
Show More
Share by: