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Comunicação interna: porque a sua empresa precisa se atentar à esse ponto

Econform • Nov 04, 2020

Todo empreendedor sabe que o relacionamento com o consumidor é fundamental para realizar vendas e fidelizá-lo. Investir nesse relacionamento traz muitos benefícios para ambas as partes. No entanto, saiba que todo o investimento com o público externo começa com uma boa comunicação interna.


Tudo o que a sua empresa oferece para o mundo deve estar alinhado com o que acontece nos bastidores, uma vez que os colaboradores estão representando a sua empresa nos mais variados departamentos e eles são um dos fatores capazes de aumentar ou destruir a sua reputação. Sendo assim, qualquer empresa precisa atentar à esse ponto e investir na boa convivência e dinâmica, de acordo com os valores da empresa. 


Com uma boa comunicação interna, até os maus momentos serão amenizados com
eficiência e clareza. Devemos deixar claro que a comunicação interna não é, de maneira alguma, um tipo de manipulação para que os funcionários só falam bem do seu negócio. A comunicação interna consegue repassar informações transparentes e factuais para que os colaboradores estejam cientes da situação da empresa. 


Além disso, o bom andamento de projetos e processos dependerá da boa comunicação interna, dando resultado na melhoria da produtividade e diminuição de erros e mal entendidos, pontos importantíssimos para qualquer negócio. 


Bom, agora que já introduzimos um pouco sobre a importância da comunicação interna, que tal compreender mais sobre o assunto? No conteúdo a seguir falaremos sobre
o conceito de comunicação interna e as boas práticas para a sua empresa se atentar. Achou o tópico interessante? Prossiga com a leitura e saiba mais. 


O que é comunicação interna

O conceito de comunicação interna pode ser definido pelo conjunto de ações com o objetivo de facilitar a transmissão de mensagens e informações relevantes e estratégicas dentro de uma empresa, seja ela de forma vertical ou horizontal. 


Essas mensagens podem ser a transmissão de valores, missões, metas organizacionais, feedbacks e metas do departamento. Dessa forma, há alinhamento de objetivos e estimulação de condutas de acordo com a cultura da organização. 


A importância da comunicação dentro da empresa

Para compreender a relevância desse tópico, é preciso visualizar seu benefícios:

  • contribui para o aumento de motivação e produtividade;
  • alinha o discurso com as metas da empresa;
  • contribui para melhorias na imagem e reputação do negócio;
  • reduz o risco de mal entendidos;
  • facilita a integração de novos funcionários;
  • ajuda no aumento de sentimento de pertencimento dos colaboradores;
  • diminui o turnover, ou a taxa de rotatividade de funcionários;
  • contribui para a melhora do clima organizacional;
  • abre espaço para comunicação transparente e feedbacks, o que envolve dúvidas e sugestões;
  • e mais.


Para justificar todos os benefícios citados anteriormente, saiba que a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) realizou uma pesquisa com ênfase na comunicação corporativa e verificou que mais de 60% das empresas levam a comunicação interna como um dos processos mais importantes no ambiente de trabalho. Além disso, houve concordância de que o tópico necessita de mais investimentos.


Boas práticas de comunicação

Uma boa comunicação interna não exige esforços complexos, como muitas empresas pensam. Algumas ações simples são capazes de facilitar a comunicação no organização. Confira algumas.


Desburocratização

A burocracia é capaz de distanciar funcionários, já que eles não terão tanta motivação para dar sugestões por meio de vários e-mails e formulários, concorda? Portanto, uma boa prática é facilitar a interação dos funcionários, principalmente de maneira vertical. 


Já para os processos, busque metodologias para que os projetos sejam executados com uma boa dose de comunicação interna. Para isso, pode-se apostar nas
metodologias ágeis, que além de trazer dinâmica para o projeto, trará também o aumento da comunicação entre a equipe.


Conheça os seus funcionários

É preciso definir os valores da empresa para que a comunicação interna seja alinhada com a cultura do negócio. Valores, missões e histórias serão informações básicas, mas necessárias para melhorar a comunicação. 


Isto deve ser compreendido com base nos valores pessoais, experiências e personalidade dos funcionários. Dessa forma, será possível definir a forma que essa informações serão repassadas. Para isso, é preciso conhecer os seus funcionários e o departamento de Recursos Humanos pode ajudar nesta tarefa. 


Use ferramentas

Para saber quais canais usar, planeje e saiba o perfil de seus funcionários, como já citamos anteriormente. Pode-se usar o bom e velho e-mail, assim como ferramentas para mensagens instantâneas como o Slack, ou utilize murais, jornais digitais, e até rádio corporativo. 


Algumas outras boas práticas incluem:

  • reconhecer esforços dos colaboradores;
  • estabelecer indicadores;
  • mensurar resultados de tais indicadores;
  • evitar impulsos para evitar atritos.


Dessa forma, será possível promover a motivação e produtividade entre os trabalhadores. Ou seja,
invista na comunicação interna de uma vez por todas! 


Lembra que citamos o aumento de produtividade algumas vezes no decorrer do conteúdo? Você sabe quais são as outras maneiras de fazer mais em menos tempo? Confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto.

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