Comunicação interna: porque a sua empresa precisa se atentar à esse ponto
Todo empreendedor sabe que o relacionamento com o consumidor é fundamental para realizar vendas e fidelizá-lo. Investir nesse relacionamento traz muitos benefícios para ambas as partes. No entanto, saiba que todo o investimento com o público externo começa com uma boa comunicação interna.
Tudo o que a sua empresa oferece para o mundo deve estar alinhado com o que acontece nos bastidores, uma vez que os colaboradores estão representando a sua empresa nos mais variados departamentos e eles são um dos fatores capazes de aumentar ou destruir a sua reputação. Sendo assim, qualquer empresa precisa atentar à esse ponto e investir na boa convivência e dinâmica, de acordo com os valores da empresa.
Com uma boa comunicação interna, até os maus momentos serão amenizados com
eficiência e clareza. Devemos deixar claro que
a comunicação interna não é, de maneira alguma, um tipo de manipulação para que os funcionários só falam bem do seu negócio.
A comunicação interna consegue repassar informações transparentes e factuais para que os colaboradores estejam cientes da situação da empresa.
Além disso, o bom andamento de projetos e processos dependerá da boa comunicação interna, dando resultado na melhoria da produtividade e diminuição de erros e mal entendidos, pontos importantíssimos para qualquer negócio.
Bom, agora que já introduzimos um pouco sobre a importância da comunicação interna, que tal compreender mais sobre o assunto? No conteúdo a seguir falaremos sobre
o conceito de comunicação interna e as boas práticas para a sua empresa se atentar. Achou o tópico interessante? Prossiga com a leitura e saiba mais.
O que é comunicação interna
O conceito de comunicação interna pode ser definido pelo conjunto de ações com o objetivo de facilitar a transmissão de mensagens e informações relevantes e estratégicas dentro de uma empresa, seja ela de forma vertical ou horizontal.
Essas mensagens podem ser a transmissão de valores, missões, metas organizacionais, feedbacks e metas do departamento. Dessa forma, há alinhamento de objetivos e estimulação de condutas de acordo com a cultura da organização.
A importância da comunicação dentro da empresa
Para compreender a relevância desse tópico, é preciso visualizar seu benefícios:
- contribui para o aumento de motivação e produtividade;
- alinha o discurso com as metas da empresa;
- contribui para melhorias na imagem e reputação do negócio;
- reduz o risco de mal entendidos;
- facilita a integração de novos funcionários;
- ajuda no aumento de sentimento de pertencimento dos colaboradores;
- diminui o turnover, ou a taxa de rotatividade de funcionários;
- contribui para a melhora do clima organizacional;
- abre espaço para comunicação transparente e feedbacks, o que envolve dúvidas e sugestões;
- e mais.
Para justificar todos os benefícios citados anteriormente, saiba que a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) realizou uma pesquisa com ênfase na comunicação corporativa e verificou que mais de 60% das empresas levam a comunicação interna como um dos processos mais importantes no ambiente de trabalho. Além disso, houve concordância de que o tópico necessita de mais investimentos.
Boas práticas de comunicação
Uma boa comunicação interna não exige esforços complexos, como muitas empresas pensam. Algumas ações simples são capazes de facilitar a comunicação no organização. Confira algumas.
Desburocratização
A burocracia é capaz de distanciar funcionários, já que eles não terão tanta motivação para dar sugestões por meio de vários e-mails e formulários, concorda? Portanto, uma boa prática é facilitar a interação dos funcionários, principalmente de maneira vertical.
Já para os processos, busque metodologias para que os projetos sejam executados com uma boa dose de comunicação interna. Para isso, pode-se apostar nas
metodologias ágeis, que além de trazer dinâmica para o projeto, trará também o aumento da comunicação entre a equipe.
Conheça os seus funcionários
É preciso definir os valores da empresa para que a comunicação interna seja alinhada com a cultura do negócio. Valores, missões e histórias serão informações básicas, mas necessárias para melhorar a comunicação.
Isto deve ser compreendido com base nos valores pessoais, experiências e personalidade dos funcionários. Dessa forma, será possível definir a forma que essa informações serão repassadas. Para isso, é preciso conhecer os seus funcionários e o departamento de Recursos Humanos pode ajudar nesta tarefa.
Use ferramentas
Para saber quais canais usar, planeje e saiba o perfil de seus funcionários, como já citamos anteriormente. Pode-se usar o bom e velho e-mail, assim como ferramentas para mensagens instantâneas como o Slack, ou utilize murais, jornais digitais, e até rádio corporativo.
Algumas outras boas práticas incluem:
- reconhecer esforços dos colaboradores;
- estabelecer indicadores;
- mensurar resultados de tais indicadores;
- evitar impulsos para evitar atritos.
Dessa forma, será possível promover a motivação e produtividade entre os trabalhadores. Ou seja,
invista na comunicação interna de uma vez por todas!
Lembra que citamos o aumento de produtividade algumas vezes no decorrer do conteúdo? Você sabe quais são as outras maneiras de fazer mais em menos tempo? Confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto.


