Quais foram as principais mudanças que a digitalização do mercado trouxe
Você já ouviu falar na digitalização do mercado? Se a resposta for não, é possível que você tenha escutado o termo transformação digital, correto? Bom, ambas estão entrelaçadas e têm ganhado atenção com os avanços tecnológicos no mundo e com as mudanças na forma que o consumidor se comunica.
A digitalização do mercado impactou e ainda impacta o mercado, seja no Brasil ou no mundo. Se antes o digital era luxo, hoje virou necessidade, pois
quem não passa pela transformação digital na empresa está ficando para trás.
Sendo assim, o conteúdo a seguir lida com as principais mudanças que a transformação digital trouxe para o mercado. Quer aprender? Prossiga com a leitura e fique por dentro!
O que é a digitalização do mercado
A digitalização do mercado é o processo que faz uso de tecnologias digitais para solucionar questões e otimizar processos estruturais nas empresas. Ela está fortemente relacionada com a transformação digital, que é capaz de solucionar problemas de:
- queda de desempenho;
- agilidade;
- produtividade;
- e muito mais.
Há décadas, as empresas funcionavam a partir de processos e regras da era pré-digital. Mas a digitalização ofereceu uma mudança radical para as estruturas das organizações, passando a ser protagonista. Por exemplo, o processo de bater ponto há alguns anos era feito por meio de um papel cartão, você se lembra?
Atualmente, existem aplicativos de celular para o controle da jornada de trabalho de funcionários. Isso poupa tempo tanto para o funcionário, quanto para a equipe de RH, pois o registro do ponto batido já vai direto para o sistema da empresa.
Por se tratar de uma grande mudança estrutural, nem todas as organizações implementam programas e processos digitais. Isso demanda tempo, dinheiro e esforços de todos os colaboradores. Ou seja, pode-se afirmar que
a digitalização do mercado é um processo de
gestão
e não apenas do departamento de TI.
Como o mercado funcionava sem o digital
Todos os departamentos de uma empresa já passaram pela digitalização de alguma forma. O marketing, por exemplo, era muito comum de ser feito batendo de porta em porta para oferecer produtos e serviços. Mesmo assim, empresas criavam outras estratégias para sair da mesmice, como o marketing de conteúdo da Michelin.
Mas vamos voltar ainda mais no tempo.
A necessidade pela estruturação e organização de trabalho surgiu com o processo mais tecnológico da época: a revolução industrial,
no final do século XIX. Com isso, o comportamento do consumidor também mudou.
Ou seja, o avanço tecnológico traz mudanças de comportamento do consumidor, e nada mais óbvio que digitalizar a sua organização, certo?
Mudanças que a digitalização do mercado trouxeram
A digitalização do mercado trouxe vários impactos para a sociedade com o aumento do volume de informações, estimulando um novo tipo de comportamento no consumidor. Então, se a sua empresa não consegue acompanhar as exigências do consumidor e traduzir em serviços e produtos automatizados, talvez seja a hora de digitalizar.
Mas, ao mesmo tempo, deve-se lembrar que a
experiência do usuário não deve ser deixada de lado só porque o que você oferece possui tecnologia.
Outra mudança que a digitalização do mercado trouxe foi a criação de empregos. Veja no tópico a seguir!
Os empregos criados a partir da digitalização do mercado
Com a era digital, veio a criação de novos empregos, assim como aconteceu na Revolução Industrial. Para citarmos alguns, temos:
- mecânico de veículos híbridos;
- engenheiro de cibersegurança;
- engenheiro de software;
- programador;
- instalador de sistema de automação predial;
- engenheiro de fibras têxteis;
- web designer;
- profissionais do marketing digital;
- profissionais de TI;
- e outros.
Essas profissões só foram possíveis com o avanço da tecnologia, a criação da internet e a digitalização do mercado.
Mudanças para o processo de digitalização
Vamos citar quais as mudanças nos métodos de trabalho que sua empresa enfrentará durante o processo logo em seguida, mas antes é preciso salientar que a falta de liderança é um dos maiores obstáculos na transformação digital.
Isso entra no tópico de
gestão de empresas. Um
código de cultura para o novo modelo de operação será primordial para situar os colaboradores. Até porque será preciso uma boa gestão para a criação de novos cargos e delegações de funções ao time.
Os
processos operacionais também são importantes na digitalização. A tecnologia busca simplificar e tornar mais eficiente a maioria dos processos, aumentando a produtividade dos funcionários, gerando comunicação rápida, transparência e fácil acesso à informações.
A digitalização do mercado chegou para ajudar tanto a empresa, quanto o consumidor.
E a sua empresa? Já está acompanhando a digitalização do mercado?


