Métricas que uma empresa precisa acompanhar
Qualquer negócio de sucesso sabe a grande importância de métricas para o bom funcionamento da empresa. Nesse contexto, o planejamento torna-se um tópico fundamental para estabelecer, seguir e mensurar as métricas implementadas.
Aliás, você sabe o que são métricas, quais são as principais para qualquer negócio e como calculá-las? A
Econform conta para você! Prossiga com a leitura e saiba mais.
O que são métricas e a importância de calculá-las
As métricas são caracterizadas por dados quantitativos capazes de mostrarem o desempenho de uma estratégia planejada por cada departamento nas empresas. A definição dos dados quantitativos identificam se a ação está acontecendo como planejado e trazendo resultados.
Não devemos confundir com os indicadores de desempenho, já que muitas pessoas tendem a pensar que são sinônimos. Os
Key Performance Indicators, em inglês, são os resultados de uma soma de dados obtidos por meio das métricas. Ou seja, indicadores não são métricas, mas os indicadores não podem ser calculados sem o resultado das métricas.
Falamos anteriormente que as métricas são planejadas por cada departamento em um negócio. Bom, existem métricas de
gestão, algo que engloba o negócio como um todo,
métricas específicas para
marketing, recursos humanos, TI, e assim por diante.
Em outras palavras, alguns departamentos podem estar indo como o planejado, e outros não. Por isso, as métricas de
gestão
são importantes, pois essa é uma das formas de assegurar a saúde da sua empresa.
Quais métricas devem ser acompanhadas pelas empresas
Vamos falar sobre algumas das métrica mais importantes para empresas de qualquer ramo e tamanho? Confira a seguir:
ROI
Essa é a sigla em inglês para “Return On Investment” e é usada para saber o retorno obtido no investimento feito. Ou seja, é possível obter dados sobre a quantidade de dinheiro que a empresa ganha ou perde com cada investimento feito.
Essa métrica engloba várias áreas e pode ser usada para medir campanhas de marketing, ferramentas de retenção de clientes, aquisição de novas ferramentas, treinamento de vendas e outros.
Para calculá-lo, basta usar a fórmula:
ROI = (receita – custo / custo) x 100
CAC
O CAC, ou o Custo de Aquisição de Clientes, é capaz de mostrar os resultados do Marketing somado aos de Vendas, orientados pela retenção de clientes. Ou seja, conseguimos saber quanto de dinheiro foi gasto na aquisição de cada cliente.
Essa é uma das métricas para mensurar a
saúde financeira de um negócio e deve ser levada em consideração.
Para chegar ao resultado, basta calcular:
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes
Taxa de conversão
O principal objetivo aqui é avaliar as vendas realizadas em comparação a quantidade de contatos feitos. Dessa forma, a assertividade nas estratégias de atração de clientes aumenta.
Para calcular, saiba o número de negócios fechados e divida pelos contatos feitos com o cliente.
NPS
A sigla é inglesa para “Net Promoter Score” e é usada para medir a satisfação do cliente com o atendimento, produto ou serviço que a sua empresa oferece. De maneira geral, usa-se a frase “em uma escala de 0 a 10, o quanto você nos indicaria para um amigo?”
As pessoas que respondem entre 0 e 6 são consideradas
detratores
e provavelmente nunca procurarão a sua empresa novamente. As avaliações entre 7 e 8 são consideradas
neutras. Já os clientes
promotores
avaliam o seu negócio com um 9 ou 10.
Para calcular, subtraia a porcentagem de clientes satisfeitos pelos não satisfeitos e obtenha o resultado do seu NPS. Esse dado quantitativo consegue mostrar de forma mais assertiva e crítica a visão do consumidor sobre a sua empresa.
Churn
Essa métrica pode ser difícil de aceitar, mas é necessário saber o percentual de cancelamento de clientes para justificar parte da perda da receita em determinado período. O churn é ideal para empresas que prestam serviços e mantêm contratos com seus clientes.
E podemos calcular assim:
taxa de Churn: (número de clientes que cancelaram) / (número de clientes no início do período) x 100
LTV
LTV é a sigla para Lifetime Value, e em português chamamos de Valor de Ciclo (de Vida do Cliente). Calcula-se a receita que determinado cliente gerou durante o tempo de contrato com a empresa.
Mas para que é necessário saber a LTV? Assim como muitas outras métricas, essa traz o insight sobre a saúde financeira da empresa e pode conduzir a uma assertividade maior na tomada de decisão de futuros investimentos, além de ajudar a medir o nível de satisfação do cliente juntamente com o NPS.
Veja como calcular: LTV = valor do ticket médio x tempo de retenção de clientes
Você aplica algumas dessas métricas na sua empresa? Esperamos que sim, afinal o sucesso da sua empresa é muito importante para todos nós!
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