Gestão de pequenas e médias empresas
Econform • September 24, 2019

Pequenas e médias empresas
possuem poucos funcionários, às vezes, é só um dono e um sócio ou familiares que trabalham juntos, por exemplo. Isso pode transparecer uma gestão que se torna fácil, justamente pelo pouco número de funcionários, mas não é bem assim.
Um número expressivo de papéis são necessários, sem contar os impostos.
No meio disso tudo, processos de otimização
precisam ser aplicados para que todas as informações não fiquem perdidas.
Pareceu complicado? Calma, neste conteúdo iremos dar um parecer sobre tudo o que for necessário para a gestão de pequenas e médias empresas. Então preste atenção e anote o que for necessário. Boa leitura!
O que é preciso para abrir pequenas e médias empresas?
É necessário que qualquer empresa de pequeno ou médio porte (ou microempresa) tire seu registro legal.
Ele é obtido pela Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
É a partir desse registro que a empresa passa a existir legalmente, no entanto, não significa que ela possa começar seus trabalhos. Para isso, é necessário uma série de documentos e formulários — que variam de acordo com o estado.
Os mais famoso é o Contrato Social,
que nada mais é do que um documento no qual estarão dispostas todas as regras e condições da empresa, assim como todos os direitos e obrigações para cada um dos proprietários que compõem a sociedade.
Como estamos aqui para explanar sobre o assunto, veja abaixo os outros documentos requeridos para abrir sua empresa legalmente:
- Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto, em três vias (quatro vias, no caso de empresário);
- Cópia autenticada do documento de identidade do titular ou dos administradores;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
- Pagamento de taxas por meio de Guia de Recolhimento (JC) e DARF(CNE).
- Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ
Como dito anteriormente, esses documentos variam de estado para estado, por isso, é necessário acessar o site da Junta Comercial do estado em questão e verificar corretamente.
Quais são os impostos?
Bom, como todos nós sabemos, o Brasil é um país que tem impostos na sua raiz, pequenas e médias empresas não estão livres dessa carga tributária. O lado positivo é que eles são poucos e, com uma boa organização financeira, não pesará no seu bolso. Confira os principais abaixo:
Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
O IRPJ é um imposto cobrado de qualquer empresa com um cadastro jurídico. O cálculo do IRPJ depende do regime tributário da empresa: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
No caso do Simples Nacional, o IRPJ é incluído no DAS, guia única paga mensalmente pela empresa, e a alíquota varia de acordo com o atividade e o faturamento da empresa.
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
A CSLL é um tributo federal que incide sobre todas as Pessoas Jurídicas domiciliadas no Brasil. Seu objetivo é oferecer apoio financeiramente a Seguridade Social, que diz respeito ao aposentadoria, desemprego, direitos à saúde, entre outros.
PIS/Pasep
É por meio do Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) que as empresas e órgãos públicos depositam contribuições em um fundo ligado aos seus empregados.
O dinheiro recolhido por esse imposto vai diretamente para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego.
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
Esse imposto federal também reforça a seguridade social, por meio de uma contribuição de natureza tributária, que incide sobre a receita bruta das empresas. São contribuintes obrigatórios pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda.
Estão isentas as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional.
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
Esse imposto é de nível estadual, sendo cobrando quando há uma transação de produtos entre as unidades federativas. Como cada estado possui sua alíquota, o percentual pode variar de 7% a 18%.
Imposto Sobre Serviços (ISS)
Gerido pelo município onde a empresa se encontra, esse imposto incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Quase todas as operações envolvendo serviços geram a cobrança deste tributo, o que faz dele extremamente importante.
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
O IPI incide nos nos produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. O imposto abrange os produtos com alíquota relacionados na Tabela de Incidência do IPI (TIPI), observadas as disposições contidas nas respectivas notas complementares, com exceção dos não-tributados.
Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)
Também está diretamente relacionado à seguridade social é o valor devido pelo empregador ao Governo Federal para aplicação nos serviços previdenciários concedidos aos trabalhadores de uma empresa pelo INSS.
Quais as melhores dicas para gerir o negócio?
Agora que você já sabe quais os documentos necessários e quais os impostos cobrados, que tal conferir as melhores dicas para gerir seu negócio?
- Tenha uma vida financeira organizada, registrada e arquivada;
- Separe as despesas pessoais das empresariais;
- Defina o valor do seu produto de maneira consciente;
- Saiba negociar com fornecedores;
- Gerencie regularmente seu estoque;
- Aposte na comunicação e no marketing;
- Avalie seus clientes, o mercado e sua localização;
- Monte um bom time; e
- Seja original.
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