Blog Post

Porque as pequenas e médias empresas fecham

Econform • Oct 09, 2019
Empreendedores de pequenas e médias empresas sabem o quão difícil é sobreviver no mercado, seja qual for o nicho. Além da sobrevivência financeira, os empresários também levam em consideração a preocupação com o destaque e posição que a sua empresa tem em relação aos competidores. 

Nesse contexto, muitas empresas acabam se extinguindo nos primeiros anos de funcionamento. É o que mostra uma pesquisa feita pelo IBGE nos últimos anos. De acordo com o órgão, a taxa de saída das empresas teve um aumento de 20,7%. Um valor alarmante para a economia das pequenas e médias empresas. 

Ainda nesse contexto de dados, a Sebrae divulgou uma pesquisa realizada no estado de São Paulo, que aponta que 1 em cada 4 pequenas e médias empresas fecha as portas antes de completar 2 anos de mercado. Se organizado por setores, a indústria é a que mais sobrevive, com 81,4%. Logo atrás vem o comércio, a construção e os serviços. 

Apesar de muitas empresas sobreviverem, ainda há uma preocupação com aquelas que não conseguem seguir adiante. Nesse conteúdo, discutiremos o porquê das empresas de pequeno e médio porte fecharem as portas, mas já adianto: a maioria dos problemas está ligado à má gestão. 

Por que as empresas não sobrevivem? 

Como citado anteriormente, a má gestão é certamente um motivo pelo qual as empresas encerram as suas atividades. Provavelmente porque o produto ou serviço não é definido de forma simples, e com isso, a precificação pode estar fora do contexto do mercado. Outro fator que provoca a falência é a falta de experiência na área da estruturação de todos os setores que encabeçam o negócio. 

Além disso, podemos citar a inexperiência financeira da pessoa jurídica e o pobre estudo de mercado, sem levar em consideração os concorrentes, área física ou digital de fácil acesso e demanda. 

Quer saber de outros fatores que influenciam o fechamento de empresas de pequeno e médio porte? Prossiga com a leitura. 

Falta de atendimento com a demanda do nicho

Como sobredito, a falta de conhecimento da demanda e a falta de solução para esse problema é um grande influenciador para o encerramento das atividades de uma empresa. Muitos empreendedores não sabem que o mercado é quem dita a demanda e, ao invés disso, oferecem o produto ou serviço que julgam importantes e interessantes. 

A melhor maneira de descobrir o que o seu nicho demanda é pesquisar e responder perguntas a si mesmo. De início, é interessante observar o seu concorrente que está dando certo e estabelecer quais pontos eles estão acertando e quais estão pecando. A partir disso, fica simples descobrir o que o mercado precisa. 

Vale ressaltar ainda a importância de saber quantas pessoas são afetadas e a esporadicidade da situação, para assim termos uma ideia mais profunda da relevância do que a sua empresa oferece. 

Não se esqueça que qualidade vale muito para o cliente. Ou seja, depois que você descobriu a relevância do seu produto, a melhor coisa a fazer é garantir que o seu cliente saia satisfeito. Com isso, relacionamentos fiéis são construídos. 

Dificuldade em alocar o dinheiro também é um dos motivos pelo qual as empresas fecham

Muitas vezes aplicar o lucro é uma dificuldade. Contratar novos funcionários ou investir em treinamentos e equipamentos para os atuais? Pode ter certeza que essa questão faz parte da inexperiência do gestor e dono do negócio. 

Pensemos no dinheiro como a água de chuva. Enquanto há chuva, a horta é regada e tudo vai bem, mas se não assegurarmos o destino correto para a água, um dia ela acaba, pois não há chuva o dia inteiro, todos os dias do ano. Assim é o dinheiro para a sua empresa. 

Qual a lição que fica? Bom, tanto a água quanto o dinheiro devem passar por planejamento estratégico para que sejam gastos de maneira inteligente. Com o dinheiro, tenha bons profissionais da área te aconselhando e um bom fluxo de caixa. 

Estruturação do quadro de funcionários é mais importante que você imagina

No caso das startups, por exemplo, a estruturação e divisão de funções dos funcionários podem ser confundidos ao longo da jornada de vida do negócio. O próprio empreendedor executando várias tarefas pode ser prejudicial para o desempenho da empresa, causando sobrecarga de trabalho, por exemplo. 

Esse é um dos casos no qual empresas de pequeno porte fecham as portas. Caso haja sobrecarga, é fundamental contratar funcionários. 

Falta acompanhar o seu concorrente 

Muitas empresas acabam fechando por não pesquisar e acompanhar o cenário competitivo, sabe por quê? Simplesmente pelo fato do seu negócio não ser o único no mercado.  

Sendo assim, fique atento ao seu concorrente e tome conhecimento sobre o que está dando certo e errado para ele, analisar pontos fortes e fracos e determinar o diferencial entre a sua empresa e a do seu competidor. 

Pequenas e médias empresas fecham porque o marketing não é uma das prioridades 

Um dos erros mais graves é não se preocupar com o marketing. Já pensou ter um produto ou serviço incríveis, mas não mostrá-lo ou não promovê-lo para o seu público? Além de saber quem é o seu público-alvo, é de extrema importância aplicar uma estratégia com a finalidade de atraí-los. 

Conclusão

Com todos os fatores descritos acima, o que fica de lição é que além de ter o pé no chão, o empreendedor deve ficar atento a tudo em sua volta, tais como os competidores, a demanda do público, a organização financeira, uso de marketing e estruturação de funcionários.

Sem esses pensamentos, é quase impossível manter uma empresa de pequeno ou médio porte aberta. Pense nisso na hora que for abrir a sua empresa! 

Gostou do conteúdo? Então visite o nosso site para ficar por dentro de tudo!  
By Econform 18 Mar, 2021
Cada setor da indústria possui diferentes processos e autorizações para que possam atuar. Uma das mais importantes, tanto para as empresas, quanto para o consumidor, é o Alvará Sanitário. Afinal, o que é um alvará de vigilância sanitária? O que é CMVS? Como emitir e qual é a validade? Perguntas como essas serão respondidas logo a seguir, confira.
como-o-software-da-econform-pode-te-ajudar-em-2021
By Econform 25 Feb, 2021
O ano de 2020 não foi fácil para a maioria dos setores, concorda? A crise sanitária que assolou o mundo teve efeito direto na crise econômica do Brasil, e por isso muitas empresas enfrentam dificuldades com alteração de prazos e gestão financeira. Porém, saiba que nem tudo está perdido, pois há quem possa ajudar na gestão de documentos para a retomada das atividades da sua empresa. Estamos falando do software da Econform e seus benefícios.
novo-decreto-48378-rio-de-janeiro
By Econform 19 Feb, 2021
Muitas vezes, processos burocráticos são longos e exaustivos, já reparou? Mas a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma medida que promete facilitar e agilizar eventuais alterações nos dados cadastrais de imóveis. Estamos falando do Novo Decreto nº 48.378, de Janeiro de 2021.
tendencias-para-o-setor-da-construcao-civil
By Econform 12 Feb, 2021
O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia. As projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) mostram que o PIB da construção civil deve crescer 4% neste ano. Por isso, deve-se prestar atenção nas soluções capazes de trazer bons resultados para que o setor aqueça a economia brasileira. Sendo assim, todos os anos há tendências na construção civil que devem ser observadas.
vacina-covid-19-impacto-na-economia
By Econform 05 Feb, 2021
A pandemia causada pelo novo coronavírus assolou o mundo no ano de 2020. Desde que essa doença começou a se espalhar, cientistas do mundo todo se reuniram para achar uma saída que fosse eficaz e retomar as atividades de antes do isolamento social, sendo ela a vacina do Covid-19.
Para que serve o Alvará de localização e funcionamento
By Econform 11 Jan, 2021
Quem está no comércio sabe da importância das documentações para o funcionamento do estabelecimento, não é verdade? Um desses documentos é o alvará de localização e funcionamento.
Gestão Horizontal e Vertical: tudo o que você saber
By Econform 04 Jan, 2021
A intenção da gestão de qualquer empresa é organizar os departamentos para garantir um bom fluxo de atividades. Nesse contexto, surgem duas vertentes das boas práticas da administração: a gestão horizontal e a vertical.
Diferenciais Econform: por que a sua empresa precisa de nós?
By Econform 18 Dec, 2020
Todos sabemos que abrir uma empresa e mantê-la são atividades desafiadoras por vários motivos, um deles é a burocracia de tanta documentação. Mesmo assim, ter uma empresa pode ser bastante recompensador se tudo funcionar como o esperado e dentro da lei.
Inteligência de dados: como usar a tecnologia a meu favor?
By Econform 16 Dec, 2020
Hoje, com a era da informação e a tecnologia a todo vapor, milhões de dados são gerados e compartilhados a todo segundo com a ajuda da inteligência de dados.
O que é compliance?
By Econform 11 Dec, 2020
O termo compliance pode parecer novo para muitas pessoas e até mesmo para empresas, mas, saiba que é um tema de alta relevância. De maneira simplificada, visa-se gerar valor ao negócio, assim como assegurar a sobrevivência da empresa.
Show More
Share by: