Empreendedores de
pequenas e médias empresas
sabem o quão difícil é sobreviver no mercado, seja qual for o nicho. Além da
sobrevivência financeira,
os empresários também levam em consideração a
preocupação com o destaque e posição que a sua empresa tem em relação aos competidores.
Nesse contexto, muitas empresas acabam se extinguindo nos primeiros anos de funcionamento. É o que mostra uma pesquisa feita pelo
IBGE
nos últimos anos. De acordo com o órgão, a taxa de saída das empresas teve um
aumento de 20,7%.
Um valor alarmante para a economia das pequenas e médias empresas.
Ainda nesse contexto de dados, a
Sebrae
divulgou uma pesquisa realizada no estado de São Paulo, que aponta que
1 em cada 4 pequenas e médias empresas fecha as portas antes de completar 2 anos de mercado.
Se organizado por setores, a indústria é a que mais sobrevive, com 81,4%. Logo atrás vem o comércio, a construção e os serviços.
Apesar de muitas empresas sobreviverem, ainda há uma preocupação com aquelas que não conseguem seguir adiante. Nesse conteúdo, discutiremos o porquê das empresas de pequeno e médio porte fecharem as portas,
mas já adianto: a maioria dos problemas está ligado à má gestão.
Por que as empresas não sobrevivem?
Como citado anteriormente, a
má gestão
é certamente um motivo pelo qual as empresas encerram as suas atividades. Provavelmente porque o
produto ou serviço não é definido de forma simples, e com isso, a
precificação
pode estar fora do contexto do mercado. Outro fator que provoca a falência é a
falta de experiência na área
da estruturação de todos os setores que encabeçam o negócio.
Além disso, podemos citar a inexperiência financeira
da pessoa jurídica e o pobre estudo de mercado,
sem levar em consideração os concorrentes, área física ou digital de fácil acesso e demanda.
Quer saber de outros fatores que influenciam o fechamento de empresas de pequeno e médio porte? Prossiga com a leitura.
Falta de atendimento com a demanda do nicho
Como sobredito, a
falta de conhecimento da demanda e a falta de solução para esse problema
é um grande influenciador
para o encerramento das atividades de uma empresa. Muitos empreendedores não sabem que o mercado é quem dita a demanda e, ao invés disso,
oferecem o produto ou serviço que julgam importantes e interessantes.
A melhor maneira de descobrir o que o seu nicho demanda é pesquisar e responder perguntas a si mesmo. De início, é interessante observar o seu concorrente
que está dando certo e estabelecer quais pontos eles estão acertando e quais estão pecando. A partir disso, fica simples descobrir o que o mercado precisa.
Vale ressaltar ainda a importância de saber quantas pessoas são afetadas e a esporadicidade da situação,
para assim termos uma ideia mais profunda da relevância
do que a sua empresa oferece.
Não se esqueça que qualidade vale muito para o cliente. Ou seja, depois que você descobriu a relevância do seu produto, a melhor coisa a fazer é garantir que o seu cliente saia satisfeito. Com isso, relacionamentos fiéis são construídos.
Dificuldade em alocar o dinheiro também é um dos motivos pelo qual as empresas fecham
Muitas vezes
aplicar o lucro é uma dificuldade.
Contratar novos funcionários ou investir em treinamentos e equipamentos para os atuais? Pode ter certeza que essa questão faz parte da
inexperiência do gestor e dono do negócio.
Pensemos no dinheiro como a água de chuva. Enquanto há chuva, a horta é regada e tudo vai bem, mas se não assegurarmos o destino correto para a água,
um dia ela acaba,
pois não há chuva o dia inteiro, todos os dias do ano. Assim é o dinheiro para a sua empresa.
Qual a lição que fica? Bom, tanto a água quanto o dinheiro devem passar por planejamento estratégico
para que sejam gastos de maneira inteligente. Com o dinheiro, tenha bons profissionais da área
te aconselhando e um bom fluxo de caixa.
Estruturação do quadro de funcionários é mais importante que você imagina
No caso das startups, por exemplo, a estruturação e divisão de funções dos funcionários podem ser confundidos ao longo da jornada de vida do negócio. O próprio empreendedor executando várias tarefas pode ser prejudicial para o desempenho da empresa, causando sobrecarga de trabalho, por exemplo.
Esse é um dos casos no qual empresas de pequeno porte fecham as portas. Caso haja sobrecarga, é fundamental contratar funcionários.
Falta acompanhar o seu concorrente
Muitas empresas acabam fechando por não pesquisar e acompanhar o
cenário competitivo, sabe por quê? Simplesmente
pelo fato do seu negócio não ser o único no mercado.
Sendo assim, fique atento ao seu concorrente
e tome conhecimento sobre o que está dando certo e errado para ele, analisar pontos fortes e fracos e determinar o diferencial entre a sua empresa e a do seu competidor.
Pequenas e médias empresas fecham porque o marketing não é uma das prioridades
Um dos erros mais graves é não se preocupar com o marketing.
Já pensou ter um produto ou serviço incríveis, mas não mostrá-lo ou não promovê-lo para o seu público? Além de saber quem é o seu público-alvo, é de extrema importância aplicar uma estratégia com a finalidade de atraí-los.
Conclusão
Com todos os fatores descritos acima, o que fica de lição é que além de ter o pé no chão,
o empreendedor deve ficar atento a tudo em sua volta, tais como os competidores, a demanda do público, a organização financeira, uso de marketing e estruturação de funcionários.
Sem esses pensamentos, é quase impossível manter uma empresa de pequeno ou médio porte aberta. Pense nisso na hora que for abrir a sua empresa!