Metodologias ágeis: tudo o que você precisa saber
A otimização e padronização dos processos dos departamentos das empresas são tópicos que todo gestor tem interesse e vontade de realizar. Mas como fazer? Bom, para esse e outros casos, as metodologias ágeis podem ajudar.
No mesmo contexto, essas metodologias auxiliam bastante em qualquer tipo de departamento no quesito organização e dinamicidade com a ajuda da tecnologia. Além disso, são processos que metodologias tradicionais não são capazes de realizar.
A Econform preparou esse conteúdo para que você saiba tudo sobre o assunto, que pode ser a solução para o seu negócio. Vamos lá?
O que são metodologias ágeis
Metodologias ágeis referem-se ao conjunto de boas práticas para a gestão de projetos contando com a rapidez, flexibilidade e menos burocracia. Sendo assim, essas práticas buscam agilizar os processos de um departamento do começo ao fim.
Adicionalmente, é diferente de metodologias tradicionais em alguns aspectos já que as ágeis focam em:
- feedbacks contínuos para a otimização da comunicação entre a equipe;
- adaptação à mudança;
- entregas dinâmicas.
Quando surgiram
No final dos anos 90, um grupo de profissionais em desenvolvimento de softwares perceberam que as entregas de seus projetos estavam atrasando sempre. Foi assim que em 2001, esses mesmo profissionais criaram o Manifesto Ágil com alguns tópicos necessários para que projetos fossem entregues de maneira rápida e sem burocracia, tendo como principal mudança os processos de criação e desenvolvimento de cada projeto.
No Manifesto Ágil, há quatro valores essenciais:
- os profissionais e a comunicação entre eles está acima de qualquer projeto e ferramenta;
- softwares e outros programas precisam estar em pleno funcionamento antes de qualquer contrato e documentação;
- colaboração com o cliente antes da negociação de contratos;
- ser responsivo no que se refere às alterações e feedbacks antes de seguir um plano.
Qual a importância
A importância desse conjunto de boas práticas pode ser caracterizado como a necessidade de maximização dos projetos e planos de departamentos sem burocracia e altos custos. Aliás, todos se beneficiam, pois de um lado a empresa reduz custos e tem resultados ainda melhores, e por outro lado os funcionários não correm o risco de obterem a temida síndrome de burnout.
Veja outros benefícios:
- a satisfação do cliente é uma das prioridades, pois as metodologias contam com entregas e alterações pontuais quando necessário;
- a colaboração e comunicação entre o time e o cliente são essenciais;
- ritmo dinâmico de trabalho é estimulado, para que os projetos sejam cíclicos;
- menos burocracia para evitar atrasos, já que estes não geram valor à entrega.
Empresas que utilizam essa metodologia
Grandes empresas já adicionaram essas boas práticas no dia a dia de seus funcionários. E, acredite, se para as grandes empresas as metodologias ágeis funcionam, para as médias e pequenas também funcionarão. Isso porque as grandes empresas tendem a ter processos longos e mais burocráticos para muitos projetos.
Confira quais empresas de grande porte adotaram essas boas práticas:
- Yahoo!, na parte de desenvolvimento de softwares;
- Google, em vários setores e projetos, como no Adwords;
- Rede Globo faz uso desde 2007 no site;
- Sony no processo de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de softwares;
- LEGO na capacitação de funcionários no auto gerenciamento de projetos;
- Mitsubishi nos departamentos aeroespacial, geração e distribuição de energia, eletrônicos de consumo e outros;
- Siemens no desenvolvimento de sistemas de automação de softwares;
- e outras.
Quais são as metodologias ágeis
Há vários ramos desse mesmo conjunto de processos. É importante conhecer a diferença entre cada um para saber qual seria o melhor match para o seu negócio. Vale lembrar que existem vários tipos, mas nessa leitura falaremos sobre:
- Metodologia Lean;
- Kanban;
- Adaptive Software Development (ASD);
- Metodologia Scrum.
Vamos conhecer cada uma destas?
Lean
A metodologia Lean foi criada no Japão bem antes do Manifesto Ágil. Em tempos de pós-guerra, as indústrias automobilísticas tinham o desejo de otimizar processos de fabricação, mas era preciso reduzir custos e tempo. Apesar de ser usada até hoje, essa prática não se tornou obsoleta para muitas organizações, onde o objetivo é gerir processos de forma prática e barata.
Lembra que citamos indústrias automobilísticas japonesas no parágrafo anterior? Pois então, a pioneira foi a gigante Toyota, na qual possuía o sistema de produção Lean Manufacturing e é de lá que vem o nome dessa metodologia.
Kanban
Essa é a mais velha das metodologias apresentadas no conteúdo até então. Mais uma vez, surgiu no Japão. Inclusive, o povo japonês é conhecido por ser organizado, simples e dinâmico para quase tudo, você sabia?
Bom, voltando ao assunto, a Kanban é baseada no otimização do ciclo de trabalho por meio da visão geral dos projetos de uma empresa. Inclusive, a
Trello
usa esse tipo de metodologia.
Adaptive Software Development (ASD)
O chamado Desenvolvimento de Software Adaptativo, em português, foi desenvolvido para projetos com alto nível de complexidade. Esse tipo, em especial, segue a risca os valores do Manifesto Ágil, principalmente no que diz respeito à introdução do cliente nas etapas dos projetos.
Metodologia Scrum
O Scrum é usado por várias empresas, de todos os portes e é caracterizado pela capacidade de organizar agentes do projeto e promover o gerenciamento para a criação de softwares.
Na Metodologia Scrum há ciclos que chamamos de
sprints
e fazem parte do time box.
De maneira simplificada, os agentes internos são:
- product owner;
- scrum master;
- time scrum.
Considerações finais
As metodologias são essenciais para a boa gestão de uma empresa, pois facilitam a rotina e as etapas de projetos que envolvem tecnologia. Além disso, podem ser usadas para pequenas, médias e grandes organizações, em vários setores.
Com as metodologias ágeis é possível reduzir o tempo de trabalho da equipe, reduzir custos, incluir o cliente e otimizar a receita. E sabe quais são os resultados disso? A
otimização de produtividade e a alavancagem do negócio.
Ainda sim, pode-se integrar diferentes metodologias nos departamentos, o que garante a flexibilidade de trabalho para os seus colaboradores.
E então, as metodologias ágeis seriam um bom match com a sua empresa? Enquanto pensa na resposta,
que tal acompanhar o nosso blog?


