Veja como abrir uma empresa
Econform • December 16, 2019
Ser o seu próprio chefe é o sonho de vários brasileiros, correto? Por isso, muitos se perguntam como abrir uma empresa
e começar um empreendimento próprio — ou com ajuda de parceiros. Apesar da pergunta ser simples, sua resposta é bastante complexa. E explicaremos o porquê.
O Brasil, por si só, já é um país bastante burocrático, o que envolverá inúmeras visitas ao cartórios e outros órgãos legais a fim de deixar o seu negócio funcionando de maneira plena.
Para se ter ideia do número crescente de empreendedores que abrem o seu próprio negócio, em 2018, mais de 2,5 milhões de empresas foram criadas. Desse total, mais de 80% são MEIs, ou seja, microempreendedores individuais.
Quer saber como abrir uma empresa? Pois saiba que você está no lugar correto! Nesse conteúdo, apresentaremos informações indispensáveis. Confira:
Afinal, como abrir uma empresa?
Listamos abaixo os principais pontos para quem pretende abrir uma empresa. Anote todos e não esqueça de colocá-los em prática:
1 - Entenda qual negócio quer abrir
É imprescindível você saber qual negócio quer abrir. A expressão “dar um tiro no escuro” não deve ser aplicada nesse caso, por isso, faça uma pesquisa de mercado, conheça seu público-alvo e entenda quais são as chances do seu comércio vingar.
Algumas dicas de negócio a ser aberto:
- e-commerce;
- lojas de roupa;
- empresas Sas;
- loja de produtos artesanais; entre outros.
2 - Defina o capital inicial
Muitas pessoas se planejam e até conseguem abrir uma empresa. No entanto, o comércio começa a dar errado depois de um tempo, principalmente por falta de dinheiro.
É imprescindível ter um planejamento bem detalhado
para que a sua empresa tenha níveis crescentes. Ao definir o capital inicial, deve-se levar em consideração a aquisição de mercadorias, maquinário, possível contratação de funcionário, entre outros.
3 - Realize o Contrato Social
Caso o negócio tenha diversos sócios, o contrato social definirá como as participações de cada parte acontecerão durante o funcionamento do empreendimento.
Logo após, é preciso verificar se o nome escolhido para a empresa está disponível. Caso a nomenclatura possa ser utilizada, será necessário reconhecer o negócio em cartório com a presença de um advogado.
4 - Faça o Registro na Junta Comercial
Ter um registro na Junta Comercial (ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado) significa que a sua empresa existirá oficialmente. Esse registro deve ocorrer antes da obtenção do CNPJ, apesar de ainda não ser o documento que assegura o funcionamento pleno, é indispensável.
5 - Providencie o alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento
é o documento que permite o funcionamento da empresa recém-criada, no entanto, é preciso seguir algumas normas do município. Elas podem variar de acordo com o tipo e tamanho do negócio.
6 - Se preciso, tire as licenças
Assim como o alvará de funcionamento, algumas licenças serão necessárias de acordo com o porte e número de contratados. Por exemplo, se a sua empresa atuar em uma área de preservação, precisará da licença ambiental. Confira as principais abaixo:
- licença ambiental: instrumento utilizado com o objetivo de exercer controle prévio e de realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais;
- licença sanitária: tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos;
- vistoria de cumprimento das normas de segurança: instrumento para garantir a segurança dos contratados, constatando a presença de detector de fumaça e extintor nas empresas.
7 - Bote a mão na massa!
Logo após correr atrás de toda a papelada, é preciso colocar a mão na massa! Esteja animado para fazer do seu negócio um empreendimento de sucesso.
Boa sorte!
Agora que você já sabe como abrir uma empresa, quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog agora mesmo!

Cada setor da indústria possui diferentes processos e autorizações para que possam atuar. Uma das mais importantes, tanto para as empresas, quanto para o consumidor, é o Alvará Sanitário. Afinal, o que é um alvará de vigilância sanitária? O que é CMVS? Como emitir e qual é a validade? Perguntas como essas serão respondidas logo a seguir, confira.

O ano de 2020 não foi fácil para a maioria dos setores, concorda? A crise sanitária que assolou o mundo teve efeito direto na crise econômica do Brasil, e por isso muitas empresas enfrentam dificuldades com alteração de prazos e gestão financeira. Porém, saiba que nem tudo está perdido, pois há quem possa ajudar na gestão de documentos para a retomada das atividades da sua empresa. Estamos falando do software da Econform e seus benefícios.

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia. As projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) mostram que o PIB da construção civil deve crescer 4% neste ano. Por isso, deve-se prestar atenção nas soluções capazes de trazer bons resultados para que o setor aqueça a economia brasileira. Sendo assim, todos os anos há tendências na construção civil que devem ser observadas.